• Seja bem vindo(a)
  • Rua Ariovaldo Antônio Bucatte 345, Chácaras São Bento, Valinhos - SP
  • Telefone: (19) 3881-8100
  • Seg a Sex - 06h às 22h Dom 06h às 20h
  • Ouça o hino do clube

Visita técnica do Sr. Fábio Mori: Ocorrências relacionadas a mortes de peixes

COMUNICADO

Prezados Associados Pescadores.

No dia 27/02/2021, recebemos a visita técnica do Sr. Fábio Mori, profissional responsável pelo monitoramento mensal da qualidade da água e dos peixes de nosso lago.

Considerando algumas ocorrências relacionadas a mortes de peixes, registradas nas semanas anteriores a visita técnica, além das análises e medições de praxe, foram feitas coletas de amostras de materiais e tecidos de alguns exemplares de peixes, visando detectar se as ocorrências, de alguma maneira poderiam estar relacionadas à presença de bactérias, fungos ou parasitas, organismos nocivos à fauna aquática e ao ecossistema.

Sabemos que de um modo geral, todo ecossistema não esta totalmente livre de agentes patógenos, em outras palavras é tecnicamente impossível garantir que o ambiente esteja cem por cento livre desses agentes causadores de doenças.

A ocorrência desses organismos nocivos em um lago, podem ocorrer de inúmeras maneiras sendo as mais comuns, devido às presenças de animais silvestres que migram de um lago para outro, levando consigo esses agentes patógenos que geralmente se fixam nas patas, penas, pelos ou então nas próprias fezes desses animais, considerando que eventualmente ao se alimentar de um peixe ou crustáceo infectato, ao migrar para outro espelho d’água a contaminação do ambiente ocorrerá através das fezes depositadas no lago.

Para citarmos alguns exemplos de aves silvestres que, eventualmente poderão contribuir para contaminação do lago, espécies como as garças, biguás, Martins pescador, quero-queros, frangos ou galinhas d’água, marrecos ou patos selvagens e até mesmo mamíferos como capivaras, ratos do banhado etc.

Vale destacar que não só a presença de aves e mamíferos podem causar a contaminação do nosso lago, fatores como águas das chuvas que ao serem direcionadas aos canais de córregos que abastecem o lago, podem ocasionalmente trazer algum tipo de agente contaminante.

Esclarecemos que mesmo em ambientes classificados como saudáveis, podem conter agentes patógenos causadores de doenças, porém se esse ambiente for monitorado regularmente como ocorre mensalmente em nosso lago, a tendência é que as ocorrências se tornem nulas ou de pouca relevância.

Com relação à análise mensal da qualidade da água, desde que foi firmado o contrato de prestação de serviços técnicos, tivemos apenas duas ocorrências registradas, sendo uma para realizar a correção na qualidade da água e outra para tratamento de parasitas (Lernaea Cyprinacea), conhecido como lernea ou verme âncora.

Ambas as ocorrências foram facilmente resolvidas e tratadas, graças ao rápido diagnóstico de nosso consultor técnico que, imediatamente nos orientou sobre quais medidas deveriam ser tomadas para solução dos problemas.

Cumpre-nos informar que nosso lago, faz parte de uma cadeia considerada área de manancial, sendo assim, todas as ações relacionadas a obras internas ou externas nas áreas do lago, tornam-se extremamente difíceis de serem aprovadas, devido ao código ambiental e por estarem diretamente ligadas aos órgãos fiscalizadores e de monitoramento do meio ambiente.

Quanto aos resultados das análises e materiais coletados durante a visita técnica do dia 27/02/2021, conforme divulgado por nosso consultor técnico não foram detectadas bactérias, fungos, parasitas e protozoários nas amostras colhidas, restando dizer que as ocorrências de mortes registradas podem ser atribuídas a fatores casuais, como manuseio inadequado dos peixes (Quedas acidentais, demora na soltura etc.), infecções oportunistas em peixes com alguma deficiência imunológica e morte natural.

Na avaliação de nosso consultor técnico, nosso lago possui uma média excepcional de trabalho recebendo elogios não só pela sua beleza natural e exemplares de peixes, como também pela reduzida necessidade de tratamento, registros de ocorrências e correções da água.

Sempre atentos a qualquer tipo de alteração ou ocorrências, nós da administração e com o apoio de nossa consultoria técnica, agradecemos a compreensão e ao apoio de todos os sócios pescadores.

 

4

5

7

13

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *