Conheça o Country Club Valinhos | Country Club Valinhos

Conheça o Country Club Valinhos

A CONSTRUÇÃO DE UM GRANDE CLUBE

Na década de 60, chegou ao Brasil uma grande novidade na área sócio-esportiva dos clubes, e que modificava a sua própria estrutura.

Era uma experiência plena de sucesso em outros países, e no Brasil o primeiro teste iniciou-se em São Paulo, com a fundação da Santa Paula Country Club. O sucesso obtido em São Paulo chegou até Campinas por Antônio Mingone, que em 1960 era presidente da Associação Atlética Ponte Preta. Portanto estava envolvido no meio esportivo.
Em uma tarde Antônio Mingone resolveu convocar para falar de esportes um grupo de desportistas, à grande maioria ligados a Ponte Preta. Sentados a uma mesa de reunião estavam: Gilberto Jacobucci, Alduino Zini, Wilson Ricciluca, Paulino Soldini e outros companheiros.

Encerrando a reunião, Mingone disse do seu desejo de fundar em Campinas ou na região um “clube de campo” longe da selva de pedras que constituíam os perímetros das grandes cidades. O entusiasmo de Mingone acabou contagiando a todos que ali estavam.
Na mesma época, Mingone que era empresário bem sucedido no ramo imobiliário, vinha mantendo entendimentos com o Sr. Antônio Bento Ferraz, que pretendia lotear parte de sua fazenda, dividindo-a em pequenos lotes (chácaras).

No entendimento entre Mingone e Bento Ferraz foi celebrado um contrato de promessa de doação, pela qual o clube a ser fundado se obrigava num determinado período, aplicar um montante mínimo em cruzeiro e a seguir rigorosamente o projeto original. Era um verdadeiro desafio que fazia ao grupo de desportistas fundadores, sendo que tudo era novidade.
O dinamismo de Mingone acabou contagiando a todos, e assim no dia 1° de dezembro de 1961, realizou-se a assembléia geral da fundação do clube assinada pelos onze sócios fundadores seguintes: Antônio Mingone, José Mingone, Emidio Piedade Gonçalves, Paulino Soldini, Alduino Zini, Gilberto Jacobucci, Cideone Bufo, Darcy Gonçalves, Fausto Sucena Rasga Filho, Wilson Ricilucca e José Spadaccia, com grande apoio da imprensa.
José Spadaccia (Prefeito de Valinhos na época) foi um grande colaborador para o sucesso, sentindo-se orgulhoso de ter em seu município, aquele que seria o primeiro clube de campo do interior brasileiro.

Durante a construção, o estatuto do clube dizia que a Diretoria seria formada pelo Presidente e Secretário. Foram eleitos nos atos constitutivos: Antônio Mingone e Gilberto Jacobucci.
As obras foram iniciadas com grande entusiasmo e a venda dos títulos de propriedade tiveram plena aceitação.

Em 1968 houve uma ampla reforma dos estatutos, elegendo-se em assembléia qual o Egrégio Conselho Deliberativo, e este por sua vez, elegendo o 1° Presidente da Diretoria. Foi eleito Gilberto Jacobucci, que cumpriu dois mandatos.

Hoje, temos essa grande realidade. O Country Club Valinhos possui em seu quadro de associados um total de 7388 sócios, divididos em 2481 titulares e 4907 dependentes. Aquilo que era um desafio, que a muitos poderia parecer um sonho de difícil concretização, é um justo orgulho de seus associados, e de uma grande região que abrange Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí e São Paulo. O loteamento recebeu o nome de Chácaras São Bento, é hoje um verdadeiro bairro residencial de alto nível. Essa realidade é devida ao dinamismo e coragem de um grupo de desportistas que acreditou na capacidade de cada um, e principalmente no apoio que nunca faltou e nunca faltará de seus associados, que continuará mantendo no ponto mais elevado possível a gloriosa bandeira countrysta, dono de um invejável patrimônio, que se amplia cada vez mais.

Fonte:SPADACCIA, José – Monografia Histórica de Valinhos – 1988